Mineradora Gold Fields digitaliza extração com software de gestão de processos

Por Conexão Mineral 09/10/2023 - 20:53 hs
Foto: Divulgação ABB
Mineradora Gold Fields digitaliza extração com software de gestão de processos
Granny Smith, extração subterrânea de ouro na Austrália, terá operação automatizada pela ABB

A ABB concluiu o projeto de digitalização da extração de ouro conhecida por Granny Smith, no interior da Austrália, operada pela mineradora Gold Fields. 

Granny Smith, que produz 1,6 milhão de toneladas anuais de minério aurífero, agora está totalmente integrada pelo software de gestão de processos de mineração ABB Ability™ Operations Management System (OMS), da ABB. 

Implantada com apoio da consultoria Enterprise Transformation Partners (ETP), a solução já conecta equipamentos móveis e fixos da instalação, automatizando tarefas operacionais, além de oferecer à mineradora uma visão digital e em tempo real dos processos realizados em toda Granny Smith.  

“Com o OMS da ABB, vamos viabilizar na Gold Fields melhoras significativas de produtividade com melhores processos de planejamento e gestão, numa abordagem digital, menos sujeita a ineficiências, interferências e eventuais falhas humanas e ainda capaz de resultar em decisões melhores e mais rápidas”, afirmou em comunicado Alan Teixeira, gerente de negócios em mineração e digitalização da ABB. 

Segundo o texto, a Granny Smith terá controles de automação que atualmente viabilizam a operação da mina integrados no sistema. O software também vai facilitar atividades de planejamento, operação, projeto técnico, manutenção, gestão de pessoal, de equipamentos e serviços realizados na extração.  

A ABB também diz que o OMS vai permitir aos gestores da mina reagir rapidamente a contingências que podem comprometer a produção. O sistema tem funções de antecipação de problemas e de replanejamento que vão ajudar as equipes a tomar decisões mais bem informadas, maximizar a eficiência e a oportunidade financeira da extração. 

“Como operadores de minas, enfrentamos desafios operacionais e de planejamento em ambientes imprevisíveis. Estamos comprometidos em fortalecer nossas equipes, buscando recursos necessários junto a empresas inovadoras que nos ajudem em nossos objetivos”, afirmou Rob Derries, gerente da unidade de inovação e tecnologia da Gold Fields.